sábado, março 24

Existência Consciente-Era de Kali Yuga

 

KALI-YUGA
por Marcio Isael(ZAYASH)
A Kali Yuga é a quarta e mais densa das grandes quatro Yugas(eras)do calendário Hindu, correspondendo, por analogia, à idade de ferro dos Gregos, período no qual os valores morais declinam e a materialidade sobrepuja a espiritualidade. O termo KÂLI (negra) é referente a Deusa Parvarti, consorte/atributo de SHIVA, responsável pela morte de tudo que é vil, grosseiro e decrépito.
Fazendo um paralelo com as quatro estações, a idade de Kali corresponde ao inverno, estação onde a escassez exterior e a hostilidade ambiental conspiram para que busquemos as reservas interiores e o aconchego do fogo(agni)em nossa morada espiritual (ashran). A decepção com o mundano, os excessos esgotados e as inversões de valores congelam o amor e a sabedoria. Todavia, tão logo o Sol da Satya Yuga (IDADE DA VERDADE) avança e a precessão dos equinócios confirma a Lei de ciclos, o degelo ocorre e a vida volta para o exterior....

0 comentários:

Postar um comentário

A responsabilidade de cada postagem ou link é de seu respectivo autor. Caso tenha queixas ou queira sugerir correções, faça-o na postagem original. O Atalhos não se responsabiliza por nenhum conteúdo publicado por terceiros.

Agradeço a compreensão.