terça-feira, março 13

Existência Consciente-A Influência do Arquétipo no Desenvolvimento Humano por Aluísio Gonçalves

Mas afinal, o que é um arquétipo? Para começar, talvez seja melhor falar um pouco dos aspectos conscientes e inconscientes dentro da abordagem Junguiana.
Segundo Jung o ego representa o centro da consciência, já o inconsciente se apresenta de duas maneiras: inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.

Resumidamente o inconsciente pessoal é representado pela parte da nossa vida que envolve nossas vivencias e foi esquecido ou reprimido. Em outras palavras os conteúdos do inconsciente pessoal algum dia já foram conscientes, mas no decorrer da vida foram esquecidos ou reprimidos.

No inconsciente pessoal encontramos também uma boa parte dos nossos 
complexos. Podemoscompreender os complexos como uma parte da nossa estrutura psíquica carregada de afeto, na qual não temos total domínio sobre suas ações, como Jung nos lembra, a verdade é que não somos nós que temos ocomplexo, o complexo é que nos tem que nos possui.  O complexo interfere na vida consciente, leva-nos acometer lapsos, envolve-nos em situações contraditórias. O complexo obriga-nos a perder a ilusão de que somos senhores absolutos em nossa própria casa, somos convidados e às vezes, arrastados paracompreender que temos aspectos tanto consciente como inconscientes. ...

0 comentários:

Postar um comentário

A responsabilidade de cada postagem ou link é de seu respectivo autor. Caso tenha queixas ou queira sugerir correções, faça-o na postagem original. O Atalhos não se responsabiliza por nenhum conteúdo publicado por terceiros.

Agradeço a compreensão.