sábado, janeiro 21

Existência Consciente - A Realidade Condicionada

Os temas que com freqüência surgem no Budismo são o condicionado e o incondicionado, especialmente se alguém está em busca da verdade, em busca da realidade, em busca da liberdade. Pessoas que tenham estudado os princípios de psicologia, ou que tenham algum conhecimento da natureza das coisas, sabem o quanto somos condicionados por kamma, pelas nossas experiências e por tantas coisas diferentes. Essas condições na verdade afetam o modo como vemos o mundo e como experimentamos a realidade. Elas também afetam as nossas escolhas e o modo como usamos a nossa vida. Quando olhamos bem no fundo, podemos ver que as nossas escolhas condicionam as nossas vidas, mas as nossas escolhas não são livres. Há muitas influências que fazem com que façamos as coisas que fazemos. A maneira que vemos as coisas não é "como elas na verdade são". Muitas pessoas já observaram que vemos, ouvimos e experimentamos aquilo que queremos experimentar e que queremos ver. Essa é a razão porque a nossa realidade difere da realidade da pessoa que está sentada ao nosso lado.
O Ciclo da Delusão
Nós criamos e fazemos a nossa própria realidade, o nosso próprio mundo. Vivemos nesse mundo. Condicionamos esse mundo. Falei brevemente antes sobre a idéia Budista de Deus, especialmente sobre a criação e se os Budistas acreditam no "Big Bang", ou no começo das coisas. A pessoa que me fez essa pergunta mencionou corretamente que uma das coisas que podemos saber é que existe um criador dentro de nós. Nós criamos o nosso mundo. O modo pelo qual condicionamos o nosso mundo depende em grande parte de influências externas. As pessoas querem ser livres e falamos muito no ocidente sobre a liberdade, mas se olharmos mais fundo, veremos que aquilo que tomamos como liberdade está preso pelos grilhões do condicionamento. No Budismo, o objetivo é ver esse condicionamento, reconhecê-lo e destruir esses grilhões.
Temos, no Budismo, um ensinamento chamado os dez grilhões. Grilhão é uma boa tradução da palavra, em pali, samyojana. Empregando as idéias da sociedade agrária na Índia 2.500 atrás, yojana significa o colar de madeira usado para unir um par de bois para tração. Assim é como se uniam os bois para puxar uma carroça. Isso é um grilhão, uma atadura. A idéia no Budismo é reconhecer que estamos atados e depois desatar essa atadura para alcançar um tipo de liberdade que não é reconhecida neste mundo, a liberdade de uma pessoa iluminada.
As pessoas, algumas vezes, pensam que os monges estão unicamente apegados a regras: apegados ao celibato, apegados ao fato de terem poucas coisas e apegados à idéia de serem felizes. Elas não se dão conta de que se trata da liberdade dos grilhões e da liberdade do condicionamento. As pessoas não se dão conta do que na verdade são esses condicionamentos. Temos as nossas manchas cegas, aquilo que definitivamente não enxergamos, mas no entanto pensamos que somos livres-pensadores. Pensamos que somos racionais e científicos. Tendo trabalhado com a ciência como físico teórico na Universidade de Cambridge, eu percebi que mesmo ali muitos cientistas não são livres-pensadores. Eles são condicionados. Muito daquilo que eles fazem está completamente carregado do sistema de valores que eles trazem consigo, e com freqüência eles encontram aquilo que estão querendo encontrar ao invés daquilo que ali está.
Li um artigo num jornal, acerca de um debate, sobre o fato da ciência ou o "método científico" estar ou não livre de valores, em outras palavras, se é subjetivo. O debate dizia respeito à engenharia genética nos alimentos. Os cientistas diziam serem racionais, que não há nada de errado com a engenharia genética. Outras pessoas diziam que há muitas coisas erradas nisso. Quem está certo e quem está errado? Os cientistas diziam que as outras pessoas eram completamente irracionais e só enxergavam o assunto através do seu sistema de valores. Como os cientistas não possuem um sistema de valores, eles vêm as coisas como elas realmente são! A discussão estava encerrada para muitos cientistas e filósofos. Mas quem diz que a ciência está livre de valores? Existem tantos condicionamentos na ciência que fazem com que somente aquilo que quer ser visto seja visto. Tanto assim que existe um velho ditado na ciência:...

0 comentários:

Postar um comentário

A responsabilidade de cada postagem ou link é de seu respectivo autor. Caso tenha queixas ou queira sugerir correções, faça-o na postagem original. O Atalhos não se responsabiliza por nenhum conteúdo publicado por terceiros.

Agradeço a compreensão.