quarta-feira, janeiro 25

Existência Consciente - EVOLUÇÃO PSÍQUICA

 COMO AVALIAR COM COMPETÊNCIA

Não fosse o sistema neurolinguístico com a evolução de sua linguagem, o ser humano poderia ser ainda mais reativo. Através da linguagem ele nomeou sentimentos como amor, bondade e compaixão. A partir da idéia nomeada com uma palavra ele compreendeu melhor a si mesmo, a sua inteligência e vislumbrou o desenvolvimento de um progresso superior. Finalmente, ele concebeu: a crítica, a avaliação e o julgamento agora têm por foco a competência. Ele já não se sente agredido como antes diante de uma avaliação. Ele evoluiu e percebeu que esta é, na verdade, a sua melhor ferramenta desenvolvedora de competência. Desenvolver a competência, num determinado momento da evolução humana, implica também conhecer melhor o significado das palavras, porque através delas se aperfeiçoa a idéia, a comunicação e a compreensão.  Para concluir um juízo competente, existe a necessidade de conhecer o teor mais profundo da palavra e usá-la sabiamente, ou seja, proferi-la com a propriedade de quem percebe, compreende, sabe, sente e vive o sentimento do seu próprio discurso. E isto também quer dizer: o intelecto precisa se alinhar ao coração para que a palavra tenha alma e emoção.

A CADEIA DA EVOLUÇÃO PSÍQUICA.


A Essência Universal se transforma em Forças da Natureza.

As Forças da Natureza deram origem aos primeiros Arquétipos que se depositaram no Inconsciente Coletivo.

Os Arquétipos produzem Pulsões a partir da Interação Anímica, a ação misteriosa entre a Psique e o instinto.

A Interação Anímica produz os Mitos e os Aspectos Psíquicos.

Os Aspectos Psíquicos produzem as Egrégoras.

As Egrégoras determinam o comportamento do indivíduo.

O comportamento do indivíduo prossegue modelando Mitos.

O comportamento do indivíduo e seus Mitos produzem o meio.

O meio produz a sociedade (a coletividade).

A sociedade prossegue produzindo novos indivíduos.

Todo este caminho está gravado no Inconsciente Coletivo e Individual modelando a Psique, causa determinadora do comportamento humano.

Portanto, todo comportamento de um ser humano que desconhece a si mesmo é determinado por esta cadeia. Para livrar-se dela, o autoconhecimento é indispensável....


0 comentários:

Postar um comentário

A responsabilidade de cada postagem ou link é de seu respectivo autor. Caso tenha queixas ou queira sugerir correções, faça-o na postagem original. O Atalhos não se responsabiliza por nenhum conteúdo publicado por terceiros.

Agradeço a compreensão.