segunda-feira, janeiro 16

Existência Consciente - AGRADEÇO MUITO ÀS DIFICULDADES QUE JÁ ENFRENTEI - Lama Michel Rinpoche


Texto extraído do livro “Coragem para seguir em frente” de Lama Michel Rinpoche, Editora Gaia.

Não tem nada de errado em estar diante de uma situação e reconhecer: “Para mim, isso é difícil”. Não há problema nenhum em chorar. O problema é  desistimos de encontrar uma solução. Afinal, sempre existem soluções.

Problemas existem e devemos respeitar nossos próprios limites. Quando fazemos de conta que eles não existem para nós, que está tudo bem, acabamos não respeitando nossos limites, inclusive físicos, e o resultado é que poderemos ficar problemas no pulmão, no fígado, nos rins, na digestão e por aí vai.

Eu já tive essa experiência de estar diante de uma dificuldade, algo que me fazia sofrer, mas para o qual eu não queria dar importância. Queria simplesmente seguir adiante, fazer aquilo que eu acreditava que, naquela hora, era o mais importante. Agia como se aquilo não tivesse a mínima importância para mim. Acabei não me relacionando emocionalmente com a verdadeira dificuldade que eu tinha. Por um lado, isso é uma forma de autodefesa. Mas talvez se ficasse ocupado com aquela dificuldade, não poderia levar adiante o que eu tinha que fazer. Quer dizer, se estou dirigindo em uma estrada muito perigosa e a pessoa que está ao meu lado começa a me contar uma história pesada, um grande problema emocional, que exige a minha atenção, não vai dar certo. Não vou poder me concentrar nem na conversa, nem na direção. ...

0 comentários:

Postar um comentário

A responsabilidade de cada postagem ou link é de seu respectivo autor. Caso tenha queixas ou queira sugerir correções, faça-o na postagem original. O Atalhos não se responsabiliza por nenhum conteúdo publicado por terceiros.

Agradeço a compreensão.