quinta-feira, dezembro 8

Existência Consciente - ‘Já estamos na injustiça climática’. Entrevista com Pascal Acot

Publicado em dezembro 8, 2011 por 




“Mas a luta entre ricos e pobres prejudicará a todos”. O aumento da temperatura afeta com mais força aqueles que têm responsabilidade mínimas pelo efeito estufa.
A reportagem é de Antonio Cianciullo, publicada no jornal La Repubblica, 05-12-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
“Um dos pontos a serem abordados em Durban refere-se à injustiça climática. Os efeitos do aumento da temperatura, com o relativo crescimento de fenômenos extremos como as inundações, os furacões, as secas prolongadas, recai em grande parte sobre os países mais pobres, isto é, atinge com mais força aqueles que têm uma responsabilidade mínima pelas emissões de gases do efeito estufa, que são causados principalmente pelo uso de combustíveis fósseis e pela erosão das florestas tropicais”.
Pascal Acot, filósofo e pesquisador de história da ciência no CNRS [Centro Nacional de Pesquisa Científica, da França], olha com preocupação para a conferência da ONU em Durban, que terminará na próxima sexta.
Eis a entrevista....

0 comentários:

Postar um comentário

A responsabilidade de cada postagem ou link é de seu respectivo autor. Caso tenha queixas ou queira sugerir correções, faça-o na postagem original. O Atalhos não se responsabiliza por nenhum conteúdo publicado por terceiros.

Agradeço a compreensão.