segunda-feira, outubro 10

Esta Acontecendo - Depois de Europa e EUA, China será a próxima “vítima” da crise econômica?

Símbolo do empreendedorismo privado na China, Wenzhou, na província de Zhejiang, se transformou na ponta do iceberg de uma nova ameaça à economia do país: a explosão no volume de empréstimos concedidos fora do sistema financeiro nos últimos dois anos. Pelo menos 80 empresários fugiram e dois cometeram suicídio desde abril por não conseguirem pagar dívidas contraídas no mercado de crédito “subterrâneo”, segundo levantamento feito pela agência oficial de notícias Xinhua.
Os juros nessas operações giram em torno de 24% a 36% ao ano, comparados à taxa básica de 6,56% fixada pelo banco central para as operações “oficiais”, mas em empréstimos de curto prazo, o percentual pode chegar a 60%. Pequenas e médias empresas e empreendedores imobiliários privados recorrem a esses financiamentos extorsivos em razão da dificuldade de obter empréstimos no sistema bancário, especialmente depois das medidas de aperto monetário impostas pelo governo a partir de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

A responsabilidade de cada postagem ou link é de seu respectivo autor. Caso tenha queixas ou queira sugerir correções, faça-o na postagem original. O Atalhos não se responsabiliza por nenhum conteúdo publicado por terceiros.

Agradeço a compreensão.